Bloquear sites com o OpenDNS

Não sei se vocês já repararam no lado direito do site o botão de indicação do OpenDNS. O OpenDNS como o próprio nome diz, é um serviço de DNS “aberto”, que pode ser usado em substituição aos endereços DNS do provedor, resolvendo assim problemas de acesso ou bloqueios causados por eles. Com o OpenDNS, você simplesmente conta com uma alternativa rápida, segura, redundante e gratuita de servidores DNS. O serviço possui um cache enorme, opera sua própria rede de servidores e software, e se torna mais rápido à medida que mais usuários utilizam a ferramenta, pois mais endereços são adicionados à lista, e assim, gradativamente, sua performance vai sendo incrementada.

Aliado a isto, uma das vantagens do OpenDNS é sua redundância. O serviço possui uma ampla rede de datacenters e servidores espalhados por diversos locais nos Estados Unidos e Europa, o que significa que a disponibilidade dos serviços também é altamente levada em conta. Se um dos datacenters cair, por exemplo, todo o tráfego é redirecionado automaticamente, utilizando tecnologia de ponta, para o datacenter mais próximo. Além disso, o OpenDNS oferece serviços inéditos, alguns dos quais apresento abaixo:

Phishing Protection (proteção contra sites fraudulentos/falsos): qualquer tentativa de acesso a sites que sejam identificados como tais, é automaticamente bloqueada, e uma mensagem de alerta é exibida. E para isto, o OpenDNS utiliza o PhishTank, uma das maiores e mais utilizadas bases de dados sobre phishing do mundo.

Domain Blocking (bloqueio de domínios): através do painel de controle, você pode simplesmente bloquear o acesso a qualquer domínio que desejar. Muito útil a administradores de rede que querem bloquear o acesso a sites fraudulentos, com conteúdo inadequado, etc. A ferramenta inclusive apresenta um formulário de contato no momento do bloqueio, para que o usuário entre em contato, se desejar, com o administrador da rede. O bloqueio dos sites também pode ser feito escolhendo as categorias como na imagem abaixo, melhorandoo desempenho do bloqueio.

 

Typo Correction (um corretor para erros ao digitar o endereço de um site): ferramenta muito útil para corrigir erros comuns quando se digita o endereço de um site. Totalmente configurável pelo usuário, você pode configurar, por exemplo, para que quando for digitado por engano “www.google.cmo”, o usuário seja automaticamente levado ao endereço correto, “www.google.com”.

Shortcuts (atalhos): você pode definir atalhos para serem utilizados durante a navegação. Por exemplo, você pode configurar para que ao digitar “g”, ou “go”, por exemplo, na barra de endereços do navegador, você seja automaticamente levado ao site do Google.

Statistics (estatísticas): o sistema oferece um completo painel com estatísticas, como por exemplo, “total de solicitações”, “domínios mais visitados”, “total de tentativas de acesso a domínios bloqueados”, etc, sempre contendo informações completas, como data, hora, IP origem e destino, etc.

 

Para utilizar do bloqueio basta criar uma conta validar o e-mail que vai ser enviado para a conta no qual você cadastrou, em seguida acesse o painel de controle e clique em settings para realizar o procedimento como no vídeo abaixo:

 

 

Depois de marcar as opções selecionadas, clique em aplicar, espere 3 minutos para que o bloqueio comece a funcionar. Troque os DNS do seu computador para que o bloqueio possa funcionar! DNS Primário: 208.67.222.222 e DNS Secundário: 208.67.220.220 Veja como proceder aqui. Se sua conexão for velox, virtua, net, speed ou qualquer coisa que seja banda larga dsl ou discada que tenha um IP dinâmico (que muda a cada conexão) você precisará de um programa fornecido com o OpenDNS, clique aqui para baixar. Esse programa detecta que seu IP mudou e avisa ao servidor do OpenDNS qual o seu IP atual e aplica as suas configurações para esse IP.

Resumindo, como funciona o bloqueio pelo OpenDNS ? Simples, trocando o DNS do computador pelos os do OpenDNS, cada vez que você for buscar uma página como “google.com” os DNS fazem a tradução de nome para IP, esse IP é verificado pelos servidores do OpenDNS e como resultado mostra se a pagina foi bloqueada ou não de acordo com as categorias que você escolheu.

Melhores praticas: Adicione diretamente os DNS no seu modem DSL ou no seu Roteador Wi-Fi, Servidor, etc.  Clique  aqui para aprender como configurar. Com esse procedimento você não perde tempo configurando cada computador. Fontes: OpenDNS, Guia do Hardware, Marcos A.T. Silva